Conheça os controles de acesso na segurança eletrônica
Por Icaro Torres, da Simas Technology
Antigamente o controle de acesso a uma propriedade, sala, prédio ou veículo eram feitos por um segurança ou recepcionista, que registravam em papel quem entrava e saia. Hoje ferramentas de segurança eletrônica fazem o serviço de controlar e permitir o acesso apenas de pessoas autorizadas. Sensores fazem a leitura, verificação e identificação do indivíduo que deseja passar de forma rápida, prática e mais segura.
O que era típico de em um filme de investigação, agora é comum em nosso cotidiano. O controle de acesso desempenha um importante papel para identificar as pessoas presentes em determinada área controlada, garante a segurança de moradores, funcionários e dos patrimônios.
Para autenticar e autorizar uma pessoa são utilizadas diversas tecnologias como: cartão de proximidade, biometria, senha, biometria facial e tag veicular.
Cartão de proximidade: funciona com um chip eletrônico e uma antena de rádio frequência que ao ser aproximado de uma leitora realiza a abertura.
Biometria: É aprova de fraudes e realiza a verificação com detecção das digitais.
Senha: Cada usuário recebe uma senha de acesso, ou cada porteiro eletrônico possui uma senha de conhecimento de um grupo de pessoas.
Biometria facial: o equipamento identifica pontos da face, mesmo que seja à noite (infra-vermelho) ou o indivíduo utilize de máscaras.
Tag veicular: Utilizado para controle de acesso veicular, em condomínios residenciais e empresariais. O equipamento é fixado no veiculo, como um adesivo, que quando se aproxima do portão o receptor faz a leitura e abre o portão automaticamente, sem interferências do condutor e sem usar pilhas ou bateria. O equipamento fixado do veiculo é castrado via software e salvo no receptor.
Modo de operação online e offline
Os controles de acesso citados acima são divididos em dois grupos: os que operam em modo online e os que operam em modo offline.
Com a solução de software online é possível ter acesso em tempo real a todo movimento da área controlada e conseguir monitorar, usando um programa de computador, o acesso às áreas restritas, liberando ou bloqueando o acesso, gerenciando horários e sabendo onde exatamente cada pessoa está. A solução online está disponível para todas as tecnologias de controle de acesso.
No modo offline nada disso é possível, e esse modo de operação só é encontrado nos modelos de controle de acesso mais básicos, como senha e cartão de proximidade.
Mais atributos dos controles de acesso:
• Alarme de porta arrombada
• Alarme anti-vandalismo
• Alarme de pânico ou coação
• Alarme de porta aberta |