Central telefônica é ferramenta indispensável
Por Icaro Torres, da Simas Technology
A central telefônica conhecida também como PABX (Private Automatic Branch Exchange) gerencia linhas e ramais de empresas, hotéis e residências de luxo, permitindo a comunicação interna e externa simultânea, e a troca de ramais sem auxilio de telefonista. É prática, eficaz e indispensável nas empresas. Possui um ótimo custo benefício, já que as ligações internas, ou seja, entre ramais são gratuitas.
Uma central de telefône pode ter:
• Transferência de chamadas
• Música de espera
• Atendimento automático
• Chamadas em espera
• Identificador de chamadas
• Porteiro eletrônico
A comunicação dentro uma central telefônica é segura e sigilosa, e também permite o domínio dos usuários dos ramais, controlando acesso e ligações, como bloqueios de chamadas para telefones celulares e ligações interurbanas.
Ramal
Cada ramal possui um número único, e personalizável. Facilitando para que possa ser feita a ligação direta sem passar por telefonista. Caso o ramal escolhido esteja ocupado a central automaticamente repassa a ligação para outro ramal previamente escolhido, não deixando, por exemplo, o possível cliente sem atenção.
O número de linhas e ramais pode variar de acordo com as necessidades e tamanho de uma empresa, podendo ser ilimitada, por isso a necessidade de escolher uma empresa especializada em eletrônica para fazer as instalações, manutenções e oferecer a tecnologia mais correta, eficaz e econômica.
Tecnologia
As centrais telefônicas PABX podem ser encontradas em cinco tecnologias: PABX analógico, digital, hibrido, volp e IP. Essas basicamente vão de equipamentos que recebem linhas fixas convencionais, ao acesso de ramais pela internet, sem cabos ou fios, e com acesso no PC, tablets e smartphones.
As tecnologias mais utilizadas no mercado atualmente são a analógica e a digital. A analógica é a mais barata, utilizada, portanto em residências e empresas de pequeno porte, atua por meio de linha fixa convencional oferecida por empresas de telefonia. Suas funções são básicas e o número de ramais é limitado. Já a digital apesar de ser mais cara oferece mais recursos e facilidades, necessários a empresas de grande porte, além de qualidade de áudio, sem interferências e ruídos, gravações e conexão com computadores.
As centrais telefônicas PABX têm como objetivo básico manter a comunicação de qualidade de uma empresa, mas também é uma ferramenta poderosa de controle do que está acontecendo e quais informações estão sendo repassadas por telefone. Muitos acordos e vendas são firmados via rede de voz, a tecnologia PABX pode garantir a gravação de todas as ligações realizadas, trazendo segurança e confiança para empresa e cliente.
|